Este ano é o centenário da icônica Semana de 22, que marcou o movimento modernista no Brasil e reuniu obras de artistas com o objetivo de romper com os padrões artísticos vigentes até então. Para celebrar a data, as turmas da 1ª e 2ª série do Ensino Médio do Asther participaram do projeto “Conexão 22: 100 anos depois da Semana de Arte Moderna”.
O projeto interdisciplinar entre as disciplinas de Literatura e História da Arte foi organizado em três etapas. No começo, os alunos se dividiram em grupos para fazer uma pesquisa detalhada sobre o movimento artístico, com o objetivo de produzir um artigo de opinião sobre cada um dos temas.
Em seguida, o desafio foi criar conteúdos para redes sociais, como o Tik Tok, para revisitar obras, artistas e conceitos, de uma forma leve e criativa. A última fase contou com uma exposição sobre a Semana 22, com releituras e obras autorais dos alunos.
“Foi um projeto que propiciou uma verdadeira viagem no tempo com conexões entre o passado e o presente, em que os estudantes puderam desenvolver competências da BNCC como leitura, escrita, compreensão auditiva, oratória, domínio da pesquisa, entre outras”, explica Mariana Copertino, professora de Literatura do Ensino Médio.
Saiba Mais
Confira algumas fotos da exposição aqui
Confira os Tik Toks produzidos pelos nossos alunos sobre as contribuições dos artistas Di Cavalcanti, Mario de Andrade, Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Vicente do Rego Monteiro.
E aqui, o Tik Tok em que os alunos imitam obras expressionistas, com muito bom-humor e criatividade.