fundamental

Anos iniciais

Proposta Pedagógica

Nessa fase, as habilidades e as competências de cada criança são estimuladas, permitindo que vivenciem o presente enquanto se preparam para o aprendizado dos anos futuros.

Contamos com professores polivalentes e especialistas, que desenvolvem situações orientadas com o intuito de promover a construção:

• Da responsabilidade
• Da autonomia
• Da organização pessoal

Aqui, o aluno já está pronto para reconhecer e trabalhar com diferentes modos de agir e de solucionar situações-problema.

 

Com a alfabetização em pleno desenvolvimento, o ensino do Inglês, nesta fase, acontece de maneira mais aprofundada. Os alunos participam de quatro aulas semanais, além de vivenciarem o Inglês de maneira interdisciplinar. Começamos a enfatizar a leitura e escrita nesse segundo idioma.

O brincar permanece como elemento essencial no processo de aprendizagem, pois, assim, o aluno desenvolve suas competências socioemocionais e suas habilidades comunicativas. Por isso, as crianças contam com:

  • Aulas interativas
  • Atividades lúdicas
  • Horário para brincadeiras

Material didático

O primeiro ano conta com material didático próprio, confeccionado para realizar uma ligação equilibrada entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, promovendo a continuidade do processo de alfabetização e ampliando as demais oportunidades do desenvolvimento cognitivo.

A partir do segundo ano, contamos com o Sistema de Ensino Bernoulli, permitindo que as crianças produzam conhecimento e ampliem a compreensão de mundo, de forma desafiadora e divertida.

Sistema de

Avaliação

Provas com questões dissertativas
Projetos literários ou socioemocionais
Nota composta por responsabilidade com tarefas, cuidado com o material didático e organização

Diferenciais pedagógicos

A nossa preocupação principal é com as áreas de linguagem e matemática. Os alunos são incentivados a desenvolverem competências em:

  • Leitura e escrita
  • Raciocínio lógico e cálculo mental

 

Para isso, oferecemos:

Biblioteca: Os alunos têm acesso a livros para realizar a leitura em casa, uma vez por semana, além de terem disponibilizados em sala de aula, livros, jornais e gibis de acordo com o gênero estudado no trimestre.

Projeto literário trimestral: a cada trimestre realizamos uma escolha criteriosa de livros de qualidade literária e atraentes para os alunos, a fim de desenvolver um projeto literário que vai muito além de uma simples leitura.

Conhecimento matemático: desenvolvemos o letramento matemático, as competências e habilidades de raciocinar e representar matematicamente, através de resolução de problemas em diferentes contextos, reconhecendo que o estudo matemático o ajuda a compreender e atuar no mundo em que os cerca.

Nosso ensino vai além dos conteúdos. Levamos em consideração as experiências de vida que os alunos trazem para dentro do ambiente escolar, valorizando o desenvolvimento individual e psicológico das crianças.

Corpo docente

Beatriz-Roque-Junqueira-Gonçalves
Beatriz Gonçalves
Professora do 2º Ano
Bianca-Bazani
Bianca Bazani
Professora de Matemática e Ciências
DSC_4169
Bianca Bellini
Professora do 3º ano
Cristiane-Salles-Pereira-Dias-(2)
Cristiane Dias
Professora do 3º Ano
Diassis-Rodrigo-Brandão-Fonseca
Diassis Fonseca
Professor de Tecnologia
Evelyn
Evelyn Rodrigues
Professora do 2º Ano
flavia
Flávia Olmos
Professora de Educação Física
Heloísa-Helena-Villas-Boas-Fernandes
Heloísa Fernandes
Professora de Inglês
Isabella-Gracindo-Pissinato
Isabella Pissinato
Professora de Inglês
Juliana
Juliana Tofanin
Professora do 2º Ano
Kenia-de-Almeida-Olmedo-Brotto-(2)
Kenia Brotto
Professora do 1º Ano
DSC_4192
Mariana Cardoso
Professora do 3º ano
Pamella-Aparecida-dos-Santos
Pamella dos Santos
Professora de Artes
Rita-de-Cassia-Taddei
Rita Taddei
Professora de Música
rodolpho
Rodolpho Araújo
Professor de Inglês
Sônia-Regina-Brizolla-Ferronatto
Sônia Ferronatto
Professora do 2º Ano
Talita Martins Balbidia
Talita Balbidia
Professora de Português, História e Geografia
Atividades

extracurriculares

As atividades são oferecidas semestralmente, sempre no contraperíodo da aula.

Futsal
Balé
Violão
Teatro
Fotografia
Ginástica geral com tecido acrobático
Kung Fu

Projetos

A beleza das diferenças
Economia Criativa e Educação Financeira
Projeto Saúde
Trocando Vivências
Tudo sobre mim – empatia e colaboração

A beleza das diferenças

Neste projeto,propomos que as crianças compreendam que somos todos diferentes e que a beleza de cada um está exatamente em nossas singularidades. Aspiramos, também, a que os alunos saibam lidar com suas emoções, vivenciando a empatia, priorizando o aprendizado de respeito ao próximo e valorizando  as pessoas como elas são.

Economia Criativa e Educação Financeira

Devido às mudanças sociais ocorridas nos últimos anos, em que as pessoas são, cada vez mais, classificadas pelo que possuem e pelo que consomem, torna-se necessário refletir, discutir e nos posicionarmos sobre como educar as crianças em relação ao dinheiro e ao consumo. Trabalhar a sustentabilidade desde cedo torna-se necessário.

Projeto Saúde

Visando à reflexão sobre a importância de bons hábitos alimentares e exercícios físicos para a boa manutenção da saúde, desenvolvemos um projeto coletivo que culmina em uma feira para a venda de legumes, frutas e verduras dentro do Colégio Asther, exclusivamente para os alunos.

Trocando Vivências

No Brasil, a população de idosos, acima de 60 anos, deverá triplicar até 2050, de acordo com o IBGE. Partindo desse dado, o projeto se estrutura na valorização do idoso como fonte de conhecimento e experiência, resgatando, historicamente, cultura e evolução social dentro de competências de relação entre o passado e o presente. Durante o projeto, a participação dos avós, na troca de vivências, no ambiente escolar, proporciona consciência ao respeito e a importância do idoso dentro da sociedade fortalecendo ainda mais os vínculos afetivos entre as gerações.

Tudo sobre mim – empatia e colaboração

A vida do aluno é a base de todo este trabalho. A partir do conhecimento dela é que o aluno adquirirá a auto-estima e a compreensão dos processos históricos mais amplos. É importante conhecer a sua descendência e perceber a contribuição dela na construção de um mundo cercado de diversidades, reconhecer semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais entre os colegas, valorizar a vida, perceber valores e contravalores, entre outros, saber respeitar as diferenças.  para ressaltar o compromisso de cidadania, para que a partir da visão do passado e do presente, o aluno possa trabalhar para a construção de uma sociedade melhor no futuro