fundamental

Anos finais

Proposta Pedagógica

Nessa etapa, aprofundamos os conhecimentos que começaram a ser trabalhados nos anos iniciais, contando com um corpo docente de excelência para trabalhar com a faixa etária dos adolescentes.

Privilegiamos a participação ativa e significativa do aluno em sala de aula por meio:

Do diálogo

Da análise
crítica 

Da pesquisa

Da resolução
de problemas

Da interação
social

Além dos componentes curriculares de base, oferecemos, também:

Filosofia 

Espanhol

Os projetos desenvolvidos reforçam ao estudante que os conhecimentos adquiridos são importantes ferramentas para o desenvolvimento de soluções sustentáveis e coerentes com as demandas do mundo atual.

Somente o conteúdo formal já não é suficiente para o ensino nos dias atuais. Os estudantes precisam conhecer e desenvolver suas habilidades socioemocionais que serão importantes em toda a sua trajetória de vida. Possuímos tanto a experiência quanto a estrutura e equipe para, junto com as famílias, fornecer o apoio necessário aos estudantes nesta fase de tantas mudanças. A transição para a adolescência requer acompanhamento e cuidados para que haja equilíbrio entre o bem-estar físico, intelectual e emocional. Pensando nessa dinâmica, o adolescente demonstra em suas ações a importância das experiências práticas e críticas nos seus processos de desenvolvimento cognitivo, cultural e na construção da sua moralidade.

Além dos componentes curriculares de base, oferecemos, também:

Tecnologia

Espaço
STEAM

Incentivo ao protagonismo
do aluno na aprendizagem

Cultura
Maker

O ensino do Inglês, nesta etapa, trabalha, ainda mais, as habilidades de reading, writing, speaking e listening, para que os alunos, ao finalizarem o ensino fundamental, tenham fluência nessa segunda língua e conquistem uma certificação internacional.

Material didático

Contamos com o Sistema de Ensino Bernoulli, que, nessa fase, amplia o universo de conhecimento e as habilidades do aluno, desenvolvendo sua capacidade de:

• Análise crítica
• Raciocínio lógico
• Visão global e humanista

O material proporciona exercícios que exigem:

• Mobilização de conhecimentos prévios
• Solução de situações-problema
• Posicionamento crítico

O conhecimento científico, agora aprimorado, amplia-se com o uso das novas tecnologias da informações e da comunicação.

Sistema de

Avaliação

Provas com questões dissertativas
Projetos literários, científicos e socioemocionais
Responsabilidade com tarefas, cuidado com o material didático e organização

Prova de bolsa

A oportunidade ideal para o seu filho desenvolver os seus conhecimentos e competências conosco, em uma infraestrutura completa e preparada.

Veja mais detalhes

Olimpíadas

As aprovações começam desde cedo, bem antes do vestibular

159 medalhistas na maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano, vindos de 80 países.

74 medalhistas na OBA

Participações na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas), Parlamento Jovem e FAMUN (FACAMP Model United Nations), uma simulação de diferentes órgãos da ONU. OMU (Olimpíada de Matemática da UNICAMP), ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil), DNA (Desafio Nacional Acadêmico), ONC (Olimpíada Nacional de Ciências).

Corpo docente

DSC_5197
Adélcio Pietrobon
Professor de Geografia
adilson
Adilson Pransteter
Professor de Filosofia
anal-delano
Ana Delamano
Professora de Artes
Bianca-Bazani
Bianca Bazani
Professora de Matemática e Ciências
DSC_4172
Cíntia Genari
Professora de Matemática
daniel
Daniel Bianchi
Professor de Química
Diassis-Rodrigo-Brandão-Fonseca
Diassis Fonseca
Professor de Tecnologia
fabiana
Fabiana de Camargo
Professora de Gramática
fernando
Ferdinando Lobo
Professor de Matemática
flavia
Flávia Olmos
Professora de Educação Física
franco
Franco Pianez Vidal
Professor de Educação Física
DSC_4182
Gustavo Mendanha
Professor de Língua Portuguesa
Heloísa-Helena-Villas-Boas-Fernandes
Heloísa Fernandes
Professora de Inglês
luiza
Luiza Canto
Professora de Física
DSC_4197
Maria Eduarda Costa
Professora de Inglês
mariana
Mariana da Silva
Professora de Gramática
DSC_4189
Marta Cafolla
Professora de Matemática
DSC_4186
Maurício Batista
Professor de Matemática
rafael
Rafael Baptistella
Professor de Filosofia
rodsney
Rodsney Salustiano
Professor de Ciências
Stella
Stella Baráybar
Professora de Espanhol
vitor
Vitor Bonafé
Professor de Filosofia e História
Viagem de

Formatura

Ao final do último ano do Ensino Fundamental é o momento de dar uma pausa e estreitar laços afetivos entre os alunos que estão, em sua maioria, juntos há mais de nove anos. Eles estão a um passo do Ensino Médio. Novos desafios, novas responsabilidades, novas posturas em relação à vida. Mas, antes disso, os alunos passam alguns dias juntos no famoso Acampamento NR, onde a diversão é garantida e os jovens vivem momentos inesquecíveis.

Atividades

extracurriculares

As atividades são oferecidas semestralmente, sempre no contraperíodo da aula.

Futsal
Violão
Fotografia
Ginástica geral com tecido acrobático
Teatro

Projetos

EU estudo, TU estudas, ELE estuda … NÓS mudamos o mundo…:
Experimentando
Já ouviu falar em pobreza?
Projeto Quero mais saúde

EU estudo, TU estudas, ELE estuda … NÓS mudamos o mundo…:

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 tem como norte “assegurar a educação inclusiva de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Nossa proposta é levar os alunos a perceberem que há uma realidade educacional muito diferente da que eles vivenciam em uma escola particular e lançar ações e estratégias para ajudar a mudar a realidade de escolas públicas em nosso bairro.

Experimentando

Desenvolvemos em nosso “aluno cientista” a competência de exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica com base em procedimentos práticos de laboratório. Os nossos futuros pesquisadores manipulam e controlam uma ou mais variáveis independentes e observam seus comportamentos, integrando conceitos teóricos e práticos. Dessa forma, construímos em nossos alunos o senso crítico científico desmistificando o senso comum e fortalecendo o protagonismo no processo da sua formação acadêmica.

Já ouviu falar em pobreza?

“A superação da pobreza não é um mero gesto de caridade. É um ato de Justiça. É a proteção de um direito humano fundamental, o direito à dignidade e à uma vida decente. Enquanto a pobreza persistir, não haverá a verdadeira liberdade” (Nelson Mandela). O Colégio Asther reconhece que a erradicação da pobreza, em todas as suas formas, é o maior desafio global para atingirmos o desenvolvimento sustentável. Assim, nossos alunos mergulham no tema da Pobreza Brasileira e lançam ideias para ajudar a minimizar esse problema nas cercanias do Colégio.

Projeto Quero mais saúde

Os alunos realizam várias pesquisas sobre doenças físicas e mentais, mais recorrentes dos últimos anos, tendo como análise o espaço geográfico brasileiro. O resultado final do projeto é preparar um podcast sobre o assunto, além de realizar pesquisas sobre os espaços públicos para esporte na cidade de Campinas e um documento pedindo para a Câmara Municipal mais locais que privilegiem atividades físicas na cidade.