No mês de junho, convidamos as famílias para serem os contadores de história da turmas da Educação Infantil. Sabemos que a contação de histórias é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos e um poderoso estímulo à imaginação. É também uma importante aliada da educação infantil por auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças.
Durante a atividade, as famílias utilizaram ferramentas como fantoches, instrumentos musicais, sons, mímicas, fantasias para trazer a ludicidade e a vivência neste momento tão especial.
“Ao trazer pais e mães para contar histórias, os pequenos associam aquilo que é narrado às suas próprias vivências. Esse processo de identificação colabora para que eles encontrem recursos para lidar com situações, conflitos e emoções”, explica a coordenadora da Educação Infantil, Fabiana Pratte.
Para Luciana Lamberti, mãe do Lucas, do Maternal, a experiência foi única. “Quando o meu filho me pediu para participar do projeto, logo pensei na minha dificuldade em falar em público. Morri de medo de fazer feio com as crianças e ainda por cima na frente do meu filho. Mas resolvi encarar o desafio”, conta. Luciana se fantasiou de Branca de Neve e entrou na brincadeira, voltando aos tempos de infância. “Ver os olhinhos de surpresa e admiração das crianças e receber tanto carinho só me deixou mais à vontade para me empolgar e contar a história com fervor! Obrigada lasquinha por projetos assim, desafiadores, encantadores e que reforçam os laços familiares”.