PROPOSTA
PEDAGÓGICA

Nessa etapa, aprofundamos os conhecimentos que começaram a ser trabalhados nos anos iniciais, contando com um corpo docente de excelência para trabalhar com a faixa etária dos adolescentes.

Privilegiamos a participação ativa e significativa do aluno em sala de aula por meio:

dialogo

Do diálogo

analise-critica

Da análise
crítica

pesquisa

Da pesquisa

resolucao-de-problemas

Da resolução
de problemas

interacao-social

Da interação
social

Além dos componentes curriculares de base, oferecemos, também:

filosofia

Filosofia

espanhol

Espanhol

Os projetos desenvolvidos reforçam ao estudante que os conhecimentos adquiridos são importantes ferramentas para o desenvolvimento de soluções sustentáveis e coerentes com as demandas do mundo atual.

Somente o conteúdo formal já não é suficiente para o ensino nos dias atuais. Os estudantes precisam conhecer e desenvolver suas habilidades socioemocionais que serão importantes em toda a sua trajetória de vida. Possuímos tanto a experiência quanto a estrutura e equipe para, junto com as famílias, fornecer o apoio necessário aos estudantes nesta fase de tantas mudanças. A transição para a adolescência requer acompanhamento e cuidados para que haja equilíbrio entre o bem-estar físico, intelectual e emocional. Pensando nessa dinâmica, o adolescente demonstra em suas ações a importância das experiências práticas e críticas nos seus processos de desenvolvimento cognitivo, cultural e na construção da sua moralidade.

Além dos componentes curriculares de base, oferecemos, também:

tecnologia

Tecnologia

steam

Espaço
STEAM

incentivo

Incentivo ao protagonismo
do aluno na aprendizagem

maker

Cultura
Maker

O ensino do Inglês, nesta etapa, trabalha, ainda mais, as habilidades de reading, writing, speaking e listening, para que os alunos, ao finalizarem o ensino fundamental, tenham fluência nessa segunda língua e conquistem uma certificação internacional..

MATERIAL DIDÁTICO

Contamos com o Sistema de Ensino Bernoulli, que, nessa fase, amplia o universo de conhecimento e as habilidades do aluno, desenvolvendo sua capacidade de:

• Análise crítica
• Raciocínio lógico
• Visão global e humanista

O material proporciona exercícios que exigem:

• Mobilização de conhecimentos prévios
• Solução de situações-problema
• Posicionamento crítico

O conhecimento científico, agora aprimorado, amplia-se com o uso das novas tecnologias da informações e da comunicação.

Sistema de
AVALIAÇÃO

null

Provas com questões dissertativas

null

Projetos literários, científicos e socioemocionais

null

Responsabilidade com tarefas, cuidado com o material didático e organização

OLIMPÍADAS

As aprovações começam desde cedo, bem antes do vestibular

159 medalhistas na maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano, vindos de 80 países

74 medalhistas na OBA

Participações na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas), Parlamento Jovem e FAMUN (FACAMP Model United Nations), uma simulação de diferentes órgãos da ONU. OMU (Olimpíada de Matemática da UNICAMP), ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil), DNA (Desafio Nacional Acadêmico), ONC (Olimpíada Nacional de Ciências).

CORPO DOCENTE

Adilson Pransteter

Professor de Filosofia

Ana Delamano

Professora de Artes

Cíntia Genari

Professora de Matemática

Diassis Fonseca

Professor de Tecnologia

Ferdinando Lobo

Professor de Matemática

Franco Pianez Vidal

Professor de Educação Física

Gabriela Emidio

Professora de Redação

Luiza Canto

Professora de Física

Laura Leite

Professora de Ciências

Maurício Batista

Professor de Matemática

Rafael Baptistella

Professor de Filosofia e Sociologia

Stella Baráybar

Professora de Espanhol

Vitor Bonafé

Professor de História

Tamires Lico

Professora de Filosofia

Felipe Carneiro

Professor de Inglês

Danilo Martins

Professor de Inglês

Deborah Alves

Professora de Geografia

Viagem de FORMATURA

Ao final do último ano do Ensino Fundamental é o momento de dar uma pausa e estreitar laços afetivos entre os alunos que estão, em sua maioria, juntos há mais de nove anos. Eles estão a um passo do Ensino Médio. Novos desafios, novas responsabilidades, novas posturas em relação à vida. Mas, antes disso, os alunos passam alguns dias juntos no famoso Acampamento NR, onde a diversão é garantida e os jovens vivem momentos inesquecíveis.

Atividades
EXTRACURRICULARES

As atividades são oferecidas semestralmente, sempre no contraperíodo da aula.

Futsal

Violão

Fotografia

Ginástica geral com tecido acrobático

Teatro

PROJETOS

EU estudo, TU estudas, ELE estuda … NÓS mudamos o mundo…:

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 tem como norte “assegurar a educação inclusiva de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Nossa proposta é levar os alunos a perceberem que há uma realidade educacional muito diferente da que eles vivenciam em uma escola particular e lançar ações e estratégias para ajudar a mudar a realidade de escolas públicas em nosso bairro.

Experimentando

Desenvolvemos em nosso “aluno cientista” a competência de exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica com base em procedimentos práticos de laboratório. Os nossos futuros pesquisadores manipulam e controlam uma ou mais variáveis independentes e observam seus comportamentos, integrando conceitos teóricos e práticos. Dessa forma, construímos em nossos alunos o senso crítico científico desmistificando o senso comum e fortalecendo o protagonismo no processo da sua formação acadêmica.

Já ouviu falar em pobreza?

“A superação da pobreza não é um mero gesto de caridade. É um ato de Justiça. É a proteção de um direito humano fundamental, o direito à dignidade e à uma vida decente. Enquanto a pobreza persistir, não haverá a verdadeira liberdade” (Nelson Mandela). O Colégio Asther reconhece que a erradicação da pobreza, em todas as suas formas, é o maior desafio global para atingirmos o desenvolvimento sustentável. Assim, nossos alunos mergulham no tema da Pobreza Brasileira e lançam ideias para ajudar a minimizar esse problema nas cercanias do Colégio.

Projeto Quero mais saúde

Os alunos realizam várias pesquisas sobre doenças físicas e mentais, mais recorrentes dos últimos anos, tendo como análise o espaço geográfico brasileiro. O resultado final do projeto é preparar um podcast sobre o assunto, além de realizar pesquisas sobre os espaços públicos para esporte na cidade de Campinas e um documento pedindo para a Câmara Municipal mais locais que privilegiem atividades físicas na cidade.

MATRICULE-SE!

Preencha o formulário a seguir e nossa equipe entrará em contato com você para mais informações e para agendarmos uma visita.

Newsletter

Inscreva-se e receba tudo em primeira mão!
Preencha o formulário ao lado para receber notícias, comunicados e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.