Feira de Troca de Brinquedos
Uma boneca por um ursinho, um quebra-cabeça por um carrinho, um jogo de tabuleiro por uma bola. As turmas do 2º ano participaram da 2ª Feira de Troca de Brinquedos da Lasquinha de Gente! As crianças tiveram uma experiência divertida e diferente ao perceberem que um próximo brinquedo novo pode estar com um amigo, ao invés de estar na loja.
A partir deste projeto, os alunos foram incentivados a refletir sobre o consumo exagerado de nossa sociedade, buscando alternativas e ressignificados para os brinquedos já usados. Essa ação vai ao encontro do contexto de superexposição às mídias digitais que vivemos. O Ibope Mídia, que anualmente divulga os dados de investimento publicitário no Brasil, constatou que foram movimentados cerca de R$ 134 bilhões em 2017 com publicidade. A televisão permanece a principal mídia. Ao cruzar essa informação com o fato de a criança brasileira passar em média cinco horas e 35 minutos por dia assistindo à programação televisiva (Painel Nacional de Televisores, Ibope 2015) é possível imaginar o impacto da publicidade na infância.
Além disso, a feira também é uma oportunidade de colocar a criança como protagonista e responsável pelo escambo. Ela negocia e realiza as trocas que bem entender. Inclusive, pode ser que mais de um brinquedo seja usado na hora da troca, mas não há problema. É uma forma saudável de interação e negociação, o importante é que as crianças saiam satisfeitas com as trocas que fizeram.