O método de experimentação “mão na massa” da cultura maker vem se tornando protagonista na educação ao favorecer os processos de investigação e construção de saberes. Os alunos têm a chance de vivenciar o trabalho em equipe, ampliar a criatividade e o pensamento crítico.
Mas o conceito não é novo. Pensadores como Pestalozzi, Montessori e Papert ajudaram a pavimentar o caminho para o movimento maker, enfatizando a importância de um aprendizado centrado no aluno, prático e significativo. Esses pensadores adotaram a ideia de que as crianças aprendem melhor quando são incentivadas a descobrir, brincar e experimentar.
Impulsionado por novas tecnologias, como impressão 3D, robótica e codificação para crianças, o making está emergindo como uma maneira eficaz de apresentar STEM aos alunos, principalmente mulheres e minorias.
Projetos Maker no Ensino Fundamental 2
Neste último trimestre, os alunos do 6º, 7º e 8º ano foram desafiados a usar o pensamento maker para produzirem protótipos de veículos, do corpo humano e de robôs em um projeto interdisciplinar que movimentou o colégio. De acordo com a Valéria, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental, realizar o projeto coloca os estudantes como agentes ativos no processo de aprendizagem: “Associar diferentes conteúdos pedagógicos em uma mesma atividade, não é algo simples. Por isso, incentivamos os nossos alunos a trabalharem em grupos, compartilhando ideias e desenvolvendo seus próprios caminhos dentro do planejamento e execução dos protótipos”, explicou.
Aos alunos dos 6º anos coube o desafio de pesquisar e construir o protótipo de um veículo utilizando como fonte de energia propulsora água, vapor ou vento. Os projetos utilizaram também os conceitos trabalhados nas disciplinas de Ciências, Espanhol e Inglês.
As turmas dos 7º anos construíram protótipos de partes do corpo humano (cabeça, mão e perna) utilizando materiais reciclados e com o suporte das disciplinas de Ciências, História, Espanhol e Inglês.
Já os alunos dos 8º anos construíram um robô capaz de movimentar-se a partir de um controle remoto a fio. Os estudantes utilizaram conceitos aprendidos nas disciplinas de Ciências, Espanhol e Inglês.