Educação Infantil

Na primeira etapa do processo pedagógico e institucional, a Educação Infantil contempla crianças de 2 a 5 anos completos ou a completar até 30 de junho do ano letivo. Segmenta-se a educação infantil em:

>> Etapas

Mini Maternal e Maternal (2 a 3 anos)

Considerando o brincar, como atividade natural da criança, o Colégio prioriza esta atividade, como forma de estimular o desenvolvimento dos processos psíquicos, que possibilitem o jogo simbólico, a coordenação e reconhecimentos corporais, a linguagem em sua expressão oral e sistemática, a criatividade lúdica e artística com elementos de reconhecimentos do mundo. Todo este processo desenrola-se dentro do contexto, vivenciado, no dia-a-dia, valorizando a troca e a interação social.

Jardim I (4 anos)

A criança brinca, para se conhecer e compreender o mundo que a cerca, deste modo, o trabalho pedagógico oportuniza, através de situações lúdicas e concretas, o pleno desenvolvimento de suas percepções sensoriais, cognitivas, emocionais e sociais.

Jardim II (5 anos)

Com a finalidade de construir estruturas mentais, necessárias ao processo de alfabetização, esta etapa da educação infantil familiariza a criança com as atividades que estimulam as percepções essenciais à iniciação do ler e escrever.

Uma vez trabalhadas as habilidades perceptivas e psico motoras abrangentes, o aluno está embasado, em suas estruturas mentais, a concretizar o letramento.

Do Maternal ao Jardim II, a criança mergulha nos símbolos gráficos, inclusive em palavras escritas e sonoras, que identificam a nossa língua portuguesa. O objetivo é o de transformar leitura e escrita em parte integrante do processo de desenvolvimento.

Mergulhar a criança no mundo da linguagem, desde tenra idade, não fragmenta o processo de alfabetização, mas dá a ela continuidade e organização.

>> Material Didático

Utilizado pelo Colégio

Uso do alfabeto móvel, números em lixa, jogos de famílias silábicas, ábaco, material dourado, contador, histórias em sequência lógica, fantoches, mini biblioteca, jogos de informática, diversificados jogos pedagógicos...

Utilizado pelos alunos

Compreendem apostilas, desenvolvidas, no Colégio, que atendem a estimulação para o desenvolvimento nas diferentes faixas etárias, somando-se as atividades em cadernos e blocos de tarefas bimestrais individualizados.

>> Arte

Nosso objetivo, no campo das artes, não é formar artistas, mas, sim, dar à criança liberdade de expressão, dentro de uma linguagem própria e de acordo com suas necessidades e interesses.

Nós, seres humanos, apreendemos o mundo em que vivemos por meio dos sons, da escrita, do movimento e das imagens.

Ao oferecermos às crianças variadas oportunidades de desenvolver e aperfeiçoar sua capacidade de expressar-se através de desenho, pintura, recorte, modelagem e interpretação, estamos contribuindo para a construção da sua auto-formação e auto-realização.

A arte é um conhecimento histórico que traz, culturalmente a visão do artista e seu olhar sobre o mundo. O ensino da mesma, na escola, é colaborar para o crescimento dos níveis cognitivos, afetivos e perceptivos, permitindo que o aluno participe de um fazer que vai muito além da atividade motora, visual e auditiva.

Temos, como princípio, os gestos expressivos próprios de desenvolvimento do ser humano,que se fundem nos processos de pensamento, emoções e percepções, trazendo, com isso, CONHECIMENTO.

Não avaliamos o trabalho da criança pela sua perfeição, mas, sim, pelo bem que ele possa lhe trazer.

>> Educação Física

A Educação Física, na Educação Infantil, tem, como principal objetivo, a estruturação da motricidade da criança, por meio de atividades lúdicas, desenvolvendo a consciência corporal e espaço-temporal e, permitindo a ela sua percepção em relação aos outros e ao mundo.

>> Educação Musical

O ritmo está presente em toda parte na vida da criança; ela adora cantar e dançar, portanto aproveitamos para desenvolver, nelas, sua expressão corporal e musical.

Este ensino de música não é apenas fazer com que ela decore canções, mas proporcionar exercícios musicais que agucem o ouvido da criança. A apresentação dos instrumentos musicais e o acompanhamento com os mesmos dão mais vida às canções, favorecendo a coordenação motora da criança e sua atenção, bem como precisão nos movimentos.

A fim de transportar nossas crianças ao mundo mágico do conhecimento utilizamos a linguagem universal da música e do canto, que é o recurso mais eficiente da motivação.