>> 1° ANO

O 1º Ano do Ensino Fundamental, de acordo com a nova Legislação, tem o grande objetivo de colocar o aluno frente à sistematização da alfabetização.
A capacidade de ler e escrever é um marco fundamental na vida da criança. Ninguém nasce sabendo ler; aprende-se a ler à medida que se vive.
Escrita e leitura devem ser fontes geradoras de prazer e descobertas, pois é por meio das palavras que se abre o significado do mundo.
Ler implica em decifrar símbolos que, associados, formam histórias, dando à criança acesso a uma nova realidade perante sua mente e sua imaginação.
Escrever implica em desenhar símbolos, plenos de significados, que permitem registrar a história da vida de cada um, da sociedade e da própria civilização.
Enriquecer e aumentar vocabulário, através da escrita e da leitura, dilata o universo interior, dando oportunidade ao homem de alçar vôos na construção e na reinvenção do mundo.
A classe de alfabetização abre, com chave de ouro, o curso de Ensino Fundamental. É a magia para uma nova etapa de crescimento, sem desprezar a infância, ainda latente, em suas brincadeiras e ingenuidade.
Embora estejamos falando do 1º Ano do Ensino Fundamental, as propostas pedagógicas são voltadas atendendo à idade cronológica e à maturidade emocional dos alunos. A aprendizagem sempre irá ocorrer através de Jogos Lúdicos, Histórias Contadas e Registradas, incentivo ao Cinema e Teatro, Artes, Culinária, Música, Educação Física, Inglês, Atualidades, Conhecimento do Ábaco, Material Dourado, Contador, Alfabeto Móvel, Resolução de Problemas, Jogos Simbólicos...
 Com tudo se brinca e no tudo se aprende.

>> 2° ANO
O trabalho acadêmico, realizado no 1º ano, tem aqui sua continuidade.
A Alfabetização continua sendo o eixo da proposta pedagógica, juntamente com Matemática, História/Geografia, Ciências, além do prosseguimento nas atividades de Inglês, Música, Educação Física e Artes.
A sociabilização prossegue na interação entre os pequenos, através dos jogos, brincadeiras e reflexões sobre as ações na relação entre amigos, professores e funcionários.
No 2º ano, por se tratar de crianças que estão com 07 anos ou a completar, a maternagem e o acolhimento são fundamentais para um saudável desenvolvimento. A afetividade e os limites comportamentais devem vir entrelaçados para que a organização social escolar seja construída sobre bases de respeito e empatia.
Projetos de cidadania, preservação ambiental, criatividade, pensamento/ação e atualidades estão entre as diversas atividades do dia a dia.
O 2º Ano adota livros didáticos que possibilitam uma maior flexibilidade e abertura nos conteúdos propostos, ampliando informações e conhecimentos.
O incentivo à leitura, em classe, diariamente, visa criar indivíduos leitores e escritores, capazes de enriquecer a linguagem interna e a oralidade.
Experiências e aulas, em laboratório, instigam à busca em compreender os fenômenos da natureza, fazendo despertar o pequeno cientista que há em cada um.
Aventurar-se nas aulas de Português, viajar por terras distantes e desconhecidas nas aulas de História/Geografia e mergulhar no mundo dos números farão do 2º ano uma etapa de prazer e encantamento.

>> 3° / 4° E 5° ANO

Oito, nove e dez anos, novos momentos abrem-se.
Várias professoras integram-se ao trabalho na construção de ampliar informações e construir conhecimentos.
Aprofundam-se e acrescentam-se teorias. É a educação em sua movimentação e mutação, acompanhando o crescimento da criança jovem.
Com o passar dos anos, transforma-se o saber concreto no saber abstrato. E, que esta passagem seja suave, embora constante e vibrante.
Organizando atividades e projetos diferenciados, estimulando a pesquisa, a leitura, admirando a Arte, a Música, o Canto, compreendendo a história, as civilizações, resgatando o passado, projetando o futuro, praticando esportes, conhecendo direitos, deveres, posicionando-se, passo a passo, na formação do indivíduo atuante, crítico, político, generoso, compreensivo e reflexivo, diante de uma sociedade em constante movimento é que se dá, durante 5 anos, a continuidade da 1º etapa do Ensino Fundamental.
Através das disciplinas de Português (gramática, compreensão e redação de textos), Matemática, História/Geografia, Ciências, Inglês, Informática, Música, Educação Física, Arte, além de visitas semanais à biblioteca, exploração de pontos históricos de Campinas e região é que se faz a interdisciplinaridade, levando o aluno a tecer a trama do conhecimento globalizado.